O Dia 25 de Junho dia sa Independência

A Frente de Libertação de Moçambique, também conhecida por seu acrónimo FRELIMO, é um partido político oficialmente fundado em 25 de Junho de 1962 (como movimento nacionalista), com o objectivo de lutar pela independência de Moçambique do domínio colonial português.
O primeiro presidente do partido foi o Dr.Eduardo Chivambo Mondlane, umantropólogo que trabalhava na ONU.
Desde a independência de Moçambique, em25 de junho de 1975, a FRELIMO é a principal força política do país, sendo também o "partido da situação" desde então.
Em 1970, o movimento guerrilheiro sofreu grandes perdas devido à operação comandada por Portugal, denominada deOperação Nó Górdio, que foi idealizado porKaúlza de Arriaga.
Porém, no início da década de 1970, o contingente guerrilheiro da FRELIMO chegou a 7.000 combatentes. Nesse período os guerrilheiros tomaram o controle de algumas partes do centro e norte de Moçambique. Estava engajada no conflito contra a FRELIMO uma força portuguesa de aproximadamente 60 mil soldados. Em janeiro de 1974 os ataques de guerilha tinham atingido a região central de Moçambique.
Esta realidade levou os militares portugueses a forçar uma mudança do rumo político, já que militarmente a situação não era sustentável.
Em abril 1974 a "Revolução dos Cravos" em Portugal derrubou o regime do Estado Novo, e o país voltou-se contra o apoio à longa e desgastante guerra colonial em Moçambique.
Portugal e a FRELIMO então negociaram a independência de Moçambique, que tornou-se oficial em junho de 1975.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

GUIA BASICO PARA ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA

Dicas Como Beijar😂