GUIA BASICO PARA ELABORAR UM PROJECTO DE PESQUISA

Guia para elaboração de um projecto de pesquisa

Indica para o pesquisador (ou para as instituições às quais se encaminha o projecto) quais são os aspectos e questões estabelecidos em relação à investigação de um determinado tema. No texto a seguir são apresentados de forma sintética os elementos constitutivos de um projecto de pesquisa. 

O guia foi elaborado a partir da sistematização de obras principalmente dos seguintes autores: DESLANDES(1995),GIL (1995) e LAVILLE(1999).


O que é um projecto de pesquisa

O projecto é um documento através do qual se articula e se organiza uma proposta de pesquisa e

que se elabora, conforme DESLANDES (1996), orientado pelos seguintes aspectos:

a) Definição de um conjunto de recortes na realidade social.

b) Cartografia das escolhas para abordar a realidade, ou seja,

• O que pesquisar;

• Por que pesquisar;

• Como pesquisar.


Finalidades do projecto

As finalidades do projecto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as

seguintes:

a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação;

b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação;

c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.


Elementos constitutivos do projecto

O projecto é composto por elementos teóricos e metodológicos, conforme se especifica no quadro a

seguir:

Referenciais Teóricos  

Tema, problema,

hipótese, objectivo

geral, objectivos

específicos,

justificativa.

 Referenciais Metodológicos  

Metodologia: amostragem, formas de

colecta, de organização e de análise

dos dados.

Elementos Complementares

Bibliografia Equipe Produtos

Cronograma Orçamento

Tema/ problema/hipótese



Tema: área de interesse da pesquisa; definição genérica do que se pretende pesquisar.

Problema: recorte mais específico, questão não resolvida e que é objecto de investigação;

Implicações na escolha do problema: - Relevância: teórica e prática - Obtenção de novos

conhecimentos {levantamento bibliográfico {pesquisa exploratória As regras básicas para

formulação do problema, na perspectiva de GIL (1995), são as seguintes:

a) Deve ser formulado como uma pergunta;

b) Deve ser delimitado a uma dimensão viável, ser o mais específico possível;

c) Clareza: utilização de termos claros com significado preciso;

d) Não deve ser de natureza valorativa (É bom, é certo etc.).

Hipótese: Resposta provável ao problema formulado, indagações a serem verificadas na

investigação, afirmações provisórias a respeito de um determinado problema. Regras para

formulação da hipótese:

a) Deve ter conceitos claros;

b) Deve ser específica;

c) Não deve se basear em valores morais;

d) Deve ter como base uma teoria que a sustente.


Justificativa Na justificativa deve-se indicar:


a) Relevância da pesquisa: prática e intelectual;

b) Contribuições para compreensão ou solução do problema que poderá advir com a realização

de tal pesquisa;

c) Estado da arte, estágio de desenvolvimento do tema proposto, como vem sendo tratado na

literatura.


Objectivos 

Os objectivos esclarecem o que é pretendido com a pesquisa e indicam as metas que almejamos alcançar ao final da investigação.

Os objectivos são normalmente categorizados em geral e específicos:

a) Objectivo Geral: dimensão mais ampla pretendida com a pesquisa.

b) Objectivos Específicos: define metas específicas da pesquisa que sucessivamente

complementam e viabilizam o alcance do objectivo geral.


Os objectivos específicos podem ser articulados em uma lista que se inicia com propostas

cognitivas de cunho mais descritivo - como identificar, descrever, sistematizar, caracterizar,

indicar, levantar - e se amplia com propostas cognitivas de cunho mais explicativo e

interpretativo - como comparar, relacionar, analisar.


Metodologia Na definição de LAVILLE (1999) a metodologia “representa mais do que uma

descrição formal dos métodos e técnicas e indica a leitura operacional que o pesquisador fez do

quadro teórico”. A metodologia específica como os objectivos estabelecidos será alcançada. As

partes constitutivas da metodologia: a amostragem e as formas de colecta, de organização e de

análise dos dados.


Definição da amostragem (Quem? Onde?)

• Escolha do espaço e do grupo de pesquisa;

• Parte representativa da população estudada seleccionada a partir de um universo mais amplo.



A amostra deve ser representativa em termos:

a) Quantitativos: n.º de indivíduos;

b) Qualitativos: qualidades dos indivíduos em termos dos vínculos com o tema/problema a ser

investigado.


Colecta de dados: (Quais os dados?)

Definição das técnicas para pesquisa de campo:

a) Entrevistas;

b) Observações;

c) História de vida, dentre outras.


Definição das fontes bibliográficas: livros, artigos, anuários, censos demográficos, dentre outras.

Organização e análise dos dados (Como são organizados e interpretados os dados?) A

organização dos dados em relação ao problema de investigação envolve:

a) Estabelecimento de categorias: gosto, não gosto; favorável, desfavorável;

b) Codificação: dados brutos transformados em símbolos;

c) Tabulação: agrupar casos que estão em várias categorias de análise; A análise corresponde a:

procura do sentido, interpretação do significado das respostas e dos dados colectados.

Constituição formal do projecto O projecto final deve conter obrigatoriamente os seguintes itens:


• Introdução Apresentação do tema e do problema;

• Justificativa Texto no qual se articulam os argumentos, de forma a demonstrar a relevância do

tema.

• Referencial teórico Destina-se a apresentar as leituras e fundamentos teóricos que embasam a

proposta da pesquisa.


Objectivos

a) Objectivos gerais – apresentam-se de forma global os objectivos pretendidos na pesquisa;

b) Objectivos específicos – correspondem aos desdobramentos do objectivo geral, de forma a

traduzir, em suas diferentes especificidades, o que se pretende alcançar.

Metodologia Descreve-se os caminhos metodológicos previstos e as técnicas a serem

utilizadas.

Bibliografia Referencia-se o material utilizado para o projecto e/ou da pesquisa, de acordo

com as Normas da ABNT.

• Cronograma Destina-se a traduzir as acções a serem realizadas, distribuindo-as no espaço de

tempo disponível para a realização do projecto.

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